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dc.contributor.advisorFagundes, Luciana Pessanha-
dc.contributor.authorMostranges, Mariana-
dc.date.accessioned2023-05-31T14:05:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20663-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.titleO beat das encruzilhadas: Brasil e África através da música de Emicidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2006689470054454pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia busca compreender as possibilidades de aproximação entre Brasil e África através do disco “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…”, lançado em 2015 pelo rapper Emicida. O disco é produto da experiência física, sensível e sonora do rapper com dois países luso-africanos, Angola e Cabo Verde, somadas ao seu engajamento político e social enquanto homem negro que nasceu na periferia de São Paulo, além dos atravessamentos pessoais de sua vida - que apontaram para uma nova estética de suas canções em relação aos seus primeiros trabalhos. Assim, compreende-se “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…” como um álbum de estúdio extremamente rico em suas temáticas e complexo nas linguagens poética e sonora. Com a intenção de aproximar-se do pensamento desse intelectual orgânico, a autora examinou uma série de entrevistas com Emicida - todas disponibilizadas online, seja pelo Youtube ou Spotify -, e uma análise acerca das alternativas sonoras de perpetuação de saberes e seu diálogo com as filosofias africanas e afro-brasileiras, desencantadas pela colonialidade. Posto isso, o texto abaixo encontra-se dividido em três seções: a primeira, aborda a relevância da música para as comunidades marginalizadas e o percurso sonoro-instrumental que culminou no advento do rap; a segunda, reflete sobre os aspectos teóricos e epistemológicos do epistemicídio negro, bem como suas estratégias de resistência e a relação dessas com a música; por fim, o último capítulo trata especificamente do disco, analisando-o como uma forma de de (re)encantamento desses saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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