Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLemos, Renato Luis do Couto Neto e-
dc.contributor.authorMasi, Isabella Farias-
dc.date.accessioned2023-05-31T14:19:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20664-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleA expansão das agências publicitárias norte-americanas no Brasil e a influência no consumo de massa no paíspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo analisar de que forma a mudança ideológica na maneira de consumir facilitou a entrada e a expansão das empresas multinacionais norteamericanas no Brasil entre as décadas de 1930/40 e a influência que as agências de publicidade tiveram no sentido de modificar o mercado consumidor de massa do país. A questão faz parte de um debate não apenas econômico, mas político e cultural, já que esse conceito surgiu com a formação de mercado de bens de consumo simbólicos e a expansão do capitalismo no país, da industrialização e da formação de uma classe média urbana. Por isso é fundamental se fazer uma análise da questão do conteúdo, que passa pela estratégia de convencer as pessoas – otimismo e confiança passaram a ser o tônico das mensagens - de que elas precisam viver de uma determinada maneira e possuir determinados bens de consumo. De acordo com Nélson Jahr Garcia, a função da propaganda é “a de formar a maior parte das ideias e das convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social” (GARCIA, 1999, p.10). É preciso compreender o papel central da publicidade ao agir como instrumento do capitalismo desempenhando diversas funções, como atuar diretamente na circulação de mercadorias e ajudar na criação de um valor simbólico para os produtos. Na passagem da década de 1930 para a de 1940, as agências de publicidade norte-americanas começaram a ter grande influência no Brasil, principalmente com a ampliação da presença do rádio. As agências passaram a elaborar campanhas publicitárias de marcas estrangeiras, patrocinando programas radiofônicos, podendo ter colaborado para as mudanças na forma de consumo, principalmente da classe média brasileira. Constituíram, assim, a ponta de lança da penetração do setor de bens de consumo duráveis na economia brasileira, disseminando em determinados segmentos sociais noções ideológicas de consumo associados ao american way of life. O estudo tenta demonstrar as estratégias das agências para esse novo mercado em formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.references- ABREU, Alzira Alves de; PAULA, Christiane Jalles de (org). Dicionário históricobibliográfico da propaganda no Brasil.Rio de Janeiro: Editora FGV: ABP, 2007. - ADORNO, Theodor W., HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. - ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. - ARRUDA, Márcia Bonfim de. Considerações acerca do uso de máquinas elétricas no ambiente doméstico. Projeto História, São Paulo, n.35, p. 367-382, dez. 2007. - AUCAR, Bruna Santana A publicidade no Brasil : agências, poderes e modos de trabalho (1914 – 2014); orientador: Everardo Pereira Guimarães Rocha. – 2016. - ________________. Consumo, publicidade e pesquisa acadêmica: discussões teóricas e técnicas. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – 40º Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação – Curitiba – PR – 04 a 09/09/2017. - AYERBE, Luis Fernando. Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia. São Paulo: Editora UNESP, 2002. - BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil: dois séculos de história. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1973. - BELTRAN, Luis Ramiro; CARDONA, Elizabeth Fox de. Comunicação dominada. Os Estados Unidos e os Meios de Comunicação na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. - BERGER, Peter L. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis (RJ): Vozes, 1985. - BERNAYS, Edward L. Propaganda. S/Ed. 1928. - BRANCO, F. Postais paulistas (2ª edição). São Paulo: Senac, 2002. - BROWN, J.A.C. Técnicas de persuasão. Da propaganda à lavagem cerebral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. 88 - CHALABY, Jean. O Jornalismo como invenção anglo-americana Comparação entre o desenvolvimento do jornalismo francês e anglo-americano (1830-1920). European Journal of Communication, Vol. II, n.º 3, 1996. Traduzido e republicado em Media & Jornalismo, 2003, pp. 29-50. - COSI, Julio. A primeira agência do Brasil. Revista Propaganda e Negócios, Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1953. p. 18-34. - COSTA, Alda Cristina Silva da et al. Indústria Cultural: revisando Adorno e Horkheimer. Movendo Ideias, Belém, v8, n.13, p.13-22, jun 2003. - D´ARAÚJO, Maria Celina Soares. O Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. - FONTENELLE, Isleide Arruda. Psicologia e marketing: da parceria à crítica. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 60, n. 2, p. 143-157, jun. 2008 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 52672008000200014&lng=pt&nrm=iso> (Último acesso: em 20 agosto de 2018). - GARCIA, Nélson Jahr. Propaganda: Ideologia e Manipulação. Fonte Digital. RocketEdition de 1999. - GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. - HEES, Felipe. A industrialização brasileira em perspectiva histórica (1808-1956). Em Tempo de Histórias – Publicação do Programa de pós-graduação em História da Universidade de Brasília, nº18, Brasília, jan/jul. 2011. - HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2014. - MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1979. - MARCONDES, Pyr. 200 anos de propaganda no Brasil: do reclame ao cyberanúncio. São Paulo: Meio & Mensagem, 1995. - MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. - MOGENDORF, Janine Regina. A Escola de Frankfurt e seu legado. Verso e Reverso, XXVI:152-159, setembro-dezembro 2012, Unisinos. 89 - MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In SCHWARZ, L.M. (org) História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. - MORSE, Richard M. O espelho de próspero: cultura e ideias nas Américas. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. - MOURA, Gerson. Autonomia da dependência: a política externa brasileira de 1935 a 1942. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. - ________________. Tio Sam chega ao Brasil. A penetração cultural America. São Paulo: Brasiliense, 1993. - NOVAIS, F.; SCHWARCZ, L. M.. (Org.) História da vida privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Cia. das Letras, 1998. - ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. Editora Brasileira, 1988. - _______________ A Escola de Frankfurt e a Questão da Cultura. Revista Sociologia em Rede, vol. n. 6. 6, 2016. - PINHEIRO, Leticia. Política externa brasileira (1889-2002). Rio de Janeiro: Zahar, 2010. - RABELO, Fernanda Lima. A Hollywood da boa vizinhança: imagens do Brasil em documentários norte-americanos na Segunda Guerra. Jundiaí (SP): Paco, 2018. - RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação. Pequena História da Propaganda no Brasil. São Paulo: Atual, 1985. - RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e história do Rio de Janeiro nos anos 50. Rio de Janeiro: E-papers, 2007. - SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava-Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2014. - TOTA, Antônio Pedro. O amigo americano: Nelson Rockefeller e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 90 - THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia – Petrópolis (RJ): Vozes, 1998. - VALIM, Alexandre Busko. O triunfo da persuasão: Brasil, Estados Unidos e o cinema da política de boa vizinhança durante a II Guerra Mundial. São Paulo: Alameda, 2017. - VALLA, Victor V. A penetração norte-americana na economia brasileira, 1898- 1928: sempre de acordo ou nobre emulação? Rio de Janeiro: Ao livro técnico; Brasília: INL, 1978. - VAROTTO, Luis Fernando. Varejo no Brasil – resgate histórico e tendências. Revista Brasileira de Marketing. Vol.17, n3. Julho/setembro 2018. - ________________. Da vila às grandes cidades: a história do varejo nacional. São Paulo: Porto de Cultura, 2014. Pesquisa em sites: - http://www.conar.org.br/ (último acesso 06 de março de 2018) - Don Francisco Papers, Special Collections Research Center, Syracuse University Libraries. - Dr. Surender Kumar Gupta, Gaurav Bakshi. Online Advertising and its impact on consumer bying behavior, IJRFM, Volume 3, Issue 1 (February 2013) (ISSN 2231- 5985) International Journal of Research in Finance & Marketing 21. http://www.mairec.org - J. Walter Thompson Brasil. https://www.jwt.com/pt/brazil - Mario Amaral, 50 - São Paulo - 11 38888000. Acessado em 18 de fevereiro de 2017. - https://rapublicidade.wordpress.com/2008/05/23/historia-da-publicidade-por-juremabrasil/ (último acesso 06 de março de 2018) -http://propmark.com.br/mercado/conheca-a-historia-da-associacao-brasileira-depropaganda- abp (último acesso 06 de março de 2018) - https://www.ivcbrasil.org.br/#/home (último acesso 06 de março de 2018) 91 -http://propmark.com.br/mercado/conheca-a-historia-da-associacao-brasileira-depropaganda- abp (último acesso 06 de março de 2018) - http://docvirt.com/docreader.net/CorrespGV4/1868 (último acesso 19/07/2018)pt_BR
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IFMasi.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.