Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2086
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os discursos da mídia carioca: reflexões sobre a violência urbana e suas representações coletivas
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Fabíola Ortiz dos
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Coorientador: Santos, Daniela Ortiz dos
Resumo: A pesquisa pretende trazer à luz um olhar atento acerca do discurso da mídia impressa carioca, lançando mão de questões travadas no campo da sociologia e da nova história. Esta propõe analisar a cobertura realizada pelos jornais O DIA e O GLOBO ao longo da semana subseqüente à operação no Complexo do Alemão, em 2007. E desse modo, indagar se as notícias apresentam a ‘pobreza’ como causa da criminalidade. Tal questionamento tem uma forma particularmente interessante utilizado pelo sociólogo Michel Misse e está inserido em suas reflexões sobre o conceito de sujeição criminal – entendido como potenciais sujeitos criminais àqueles residentes em locais pobres. Segundo Misse, o criminoso seria constituído por ‘uma essência ou uma marca indelével da qual o impede de retornar à sociedade ou ressocializar-se’. Ademais, o sociólogo nos leva a questionar se as notícias reproduzem o conceito de que a atividade ilícita do tráfico de drogas seria o principal componente da violência urbana a ser ‘combatido’. Sob esta abordagem, o estudo propõe verificar se a percepção social está incorporada ao discurso reproduzido pelos dois veículos de comunicação apresentados. O discurso jornalístico será analisado com a perspectiva dos profissionais de imprensa vistos como atores que se inserem no processo de construção de uma realidade. A imprensa não reflete a realidade, mas ajuda a construí-la e o jornalista, envolvido na dinâmica social, é um participante ativo na construção de uma representação coletiva.
Palavras-chave: Mídia carioca
Violencia urbana
Representação coletiva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Fabíola Ortiz dos. Os discursos da mídia carioca: reflexões sobre a violência urbana e suas representações coletivas. 2008. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2086
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOSantos.pdf11,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.