Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20922
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Birman, Joel | - |
dc.contributor.author | Cunha, Maicon Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T16:24:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-01 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Maicon Pereira da. A adolescência e seus impasses na pós-modernidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20922 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Narcisismo | pt_BR |
dc.title | A adolescência e seus impasses na pós-modernidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste estudo se originou no questionamento da articulação das relações consolidadas entre os dispositivos das novas tecnologias da comunicação e informação e a promoção das subjetividades num cenário contemporâneo. Tentar entender e aprofundar o debate sobre a implicação da era da sociedade digitalizada no cotidiano do sujeito pós-moderno era o vislumbre deste trabalho. Através da rede de relacionamentos virtual Orkut, a mais famosa no Brasil, um recorte neste quadro seria feito tendo em vista a explicitação desta articulação proposta. A dificuldade era estabelecer o ângulo pelo qual seria feita a pesquisa. Foi então que surgiu uma questão interessante: a expectativa de encontrar um público eminentemente adolescente, no sentido mais comum do termo, deu lugar à descoberta de que o Orkut está sendo cada vez mais explorado por um outro grupo de adolescentes, aqueles que já passaram dos 30 anos. Mas porquê situarmos estes na adolescência? A partir de então eis uma nova questão para atravessarmos. Desta forma, fomos ao Orkut com a intenção de conhecer melhor, através deste recorte das relações virtuais, quem é este novo adolescente, que surge no quadro da pós modernidade. E neste sentido, questionamos a validade do conceito de adolescência como submetido a critérios calcados sob um registro biológico e/ou psicológico. Ser adolescente atualmente é muito mais do que apenas estar passando por uma fase de descobertas, confusões identitárias ou de questionamentos da ordem social vigente. Para entender melhor quem é o adolescente de hoje é preciso investigar que mudanças sociais e histórias estão na base da construção de um outro modo de ser, e que conseqüências são possíveis de serem extraídas a partir desses imbróglios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCunha.pdf | 160.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.