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dc.contributor.advisorBirman, Joel-
dc.contributor.authorCunha, Maicon Pereira da-
dc.date.accessioned2023-06-27T16:24:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:55Z-
dc.date.issued2010-01-01-
dc.identifier.citationCUNHA, Maicon Pereira da. A adolescência e seus impasses na pós-modernidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20922-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectNarcisismopt_BR
dc.titleA adolescência e seus impasses na pós-modernidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA proposta deste estudo se originou no questionamento da articulação das relações consolidadas entre os dispositivos das novas tecnologias da comunicação e informação e a promoção das subjetividades num cenário contemporâneo. Tentar entender e aprofundar o debate sobre a implicação da era da sociedade digitalizada no cotidiano do sujeito pós-moderno era o vislumbre deste trabalho. Através da rede de relacionamentos virtual Orkut, a mais famosa no Brasil, um recorte neste quadro seria feito tendo em vista a explicitação desta articulação proposta. A dificuldade era estabelecer o ângulo pelo qual seria feita a pesquisa. Foi então que surgiu uma questão interessante: a expectativa de encontrar um público eminentemente adolescente, no sentido mais comum do termo, deu lugar à descoberta de que o Orkut está sendo cada vez mais explorado por um outro grupo de adolescentes, aqueles que já passaram dos 30 anos. Mas porquê situarmos estes na adolescência? A partir de então eis uma nova questão para atravessarmos. Desta forma, fomos ao Orkut com a intenção de conhecer melhor, através deste recorte das relações virtuais, quem é este novo adolescente, que surge no quadro da pós modernidade. E neste sentido, questionamos a validade do conceito de adolescência como submetido a critérios calcados sob um registro biológico e/ou psicológico. Ser adolescente atualmente é muito mais do que apenas estar passando por uma fase de descobertas, confusões identitárias ou de questionamentos da ordem social vigente. Para entender melhor quem é o adolescente de hoje é preciso investigar que mudanças sociais e histórias estão na base da construção de um outro modo de ser, e que conseqüências são possíveis de serem extraídas a partir desses imbróglios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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