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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A injustiça ambiental tem nome, cor e endereço: uma proposta de sequência didática que promove o pensamento crítico no ensino de química
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Luana Marques
Advisor: Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Co-advisor: Silva, Lohrene de Lima da
Abstract: A injustiça ambiental é causada por ações das quais os danos ambientais recaem em maior peso sobre populações mais vulneráveis socialmente. As discussões sobre o tema surgiram na efervescência da luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos da América (EUA). Ativistas e estudiosos constataram que essas ações voltadas a conflitos ambientais eram endereçadas majoritariamente a grupos étnicos desfavorecidos pela sociedade estadunidense. Foi então que se definiu o conceito de racismo ambiental como decisões políticas - explicitamente racista ou não - que impactam regiões ocupadas predominantemente por pessoas de uma etnia específica. Com a evolução do estudo academicamente nos EUA e ganhando destaque internacional, intelectuais e ativistas brasileiros começaram a debater sobre este tema no contexto nacional. Diante de dados que evidenciam numerosos casos de conflitos socioambientais no Brasil, e sabendo que esta temática ainda é pouco discutida, o presente trabalho buscou revelar a importância de levar o debate sobre racismo ambiental para a sala de aula. Portanto, foi proposta uma sequência didática com discussões sobre as consequências da contaminação química em áreas ocupadas por populações marginalizadas. Por este prisma, o Ensino de Química com ênfase em Educação Ambiental Crítica traz uma prática educativa inovadora, tecendo o conjunto Meio Ambiente, Ensino de Química e Raça.
Keywords: Racismo ambiental
Direitos humanos
Cidadania
Ensino de química
Contaminação química
Educação ambiental
Populações marginalizadas
Temas geradores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

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