Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21013
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Carnaval de rua carioca e apropriações do espaço: a dualidade da festa oficial e não oficial frente à privatização da cultura
Author(s)/Inventor(s): Sab, Yasmim Augusto Amim
Advisor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Abstract: A presente monografia tem como objetivo apresentar reflexões críticas acerca da dinâmica carnavalesca das ruas cariocas, que foi afetada pelo controle do Poder Público por meio de regulamentações que dividiram a festa entre a oficial e a não oficial. Apresentamos observações específicas sobre o primeiro carnaval pós pandemia de Covid-19, que tomou as ruas apesar de proibições oficiais, em defesa da espontaneidade e contra os discursos que privilegiam o capital ao permitir festas em locais fechados. Consideramos o contexto histórico, social e político da mercantilização do movimento e sua transformação em megaevento, abordando o direito à cidade e como o Carnaval se enquadra nas formas de luta emancipatória. As redes transgressoras e espaços de luta criados pelos grupos opostos às restrições são analisadas sob a ótica da teoria crítica dos direitos humanos de Joaquin Herrera Flores, em conjunto com a obra de Henri Lefebvre, que define os espaços em isotópicos, heterotópicos e utópicos, intentando analisar as transformações das práticas transgressoras em um contexto de limitação da ocupação das ruas e, ainda, sua sujeição a algumas das premissas do capital. No corpo do trabalho também são abordados os trabalhos de Mikhail Bakhtin, João do Rio, Felipe Ferreira, Micael Herschmann, Marina Frydberg, David Harvey e Fernanda Machado.
Keywords: Carnaval de rua
Rio de Janeiro
Teoria crítica do direito
Direito à cidade
Teoria da produção dos espaços
Movimentos de resistência
Privatização
Street carnival
Critical theory of law
Right to the city
Theory of the production of space
Resistance movements
Privatization
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SAB, Yasmim Augusto Amim. Carnaval de rua carioca e apropriações do espaço: a dualidade da festa oficial e não oficial frente à privatização da cultura. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YAASab.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.