Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2107
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Imprensa do exílio
Autor(es)/Inventor(es): Barcelos, Thatiana Amaral de
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: A implantação de um governo autoritário no país, com o golpe civil-militar de 1964, promoveu o deslocamento de muitos brasileiros para o exterior. Alguns saíram devido às perseguições as suas convicções políticas consideradas subversivas, enquanto que outros foram libertos em ações protagonizadas pela esquerda armada. Em terras estrangeiras foram editadas diversas publicações que, embora fossem tão heterogêneas quanto às organizações que as produziam, se configuravam como uma importante estratégia de preservação de identidades e de resistência, ainda que simbólica, ao regime militar. Este trabalho se propõe aanalisar seis coleções de diferentes jornais e revistas produzidos por exilados brasileiros entre o golpe civil-militar, em 1964, e o decreto da Lei da Anistia, em 1979, para compreender a circularidade de informações no exterior e o impacto da experiência do exílio na alteração do projeto político do referido grupo.
Palavras-chave: Imprensa
Exílio
Ditadura militar
Publicações
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARCELOS, Thatiana Amaral. Imprensa do Exílio. 2008. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2107
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TBARCELOS.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.