Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2109
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Carolina Souza de
Orientador: Fatorelli, Antonio Pacca
Resumo: Análise das chamadas cinematografias do artista Jeff Wall, relacionando-as com questões importantes discutidas ao longo da história da fotografia, com o objetivo de desfazer certos preconceitos que estão vinculados à imagem fotográfica desde a sua criação. Para tal, estabeleceu-se, primeiramente, uma comparação entre os pensamentos acerca da fotografia no século XIX e na contemporaneidade, explicando como a fotografia passou a ser aceita no meio artístico, no qual era antes “rejeitada”. Tal comparação é essencial para a compreensão do trabalho de Wall, que possui, simultaneamente, características clássicas e contemporâneas. Posteriormente, realizou-se a análise das obras do artista. Utilizaramse como base para essa monografia textos de pensadores como Philippe Dubois, Abigail Solomon-Godeau, Margot Pavan, Fernando Cocchiarale, Beatriz Jaguaribe, Craig Burnett, Michael Fried, Gabriela Weeks, além de entrevistas com o próprio Wall. Com isso, pôde-se observar que esse artista contemporâneo possui uma importância fundamental para a consolidação da fotografia como forma de arte. Seu trabalho intervencionista transita, com naturalidade, entre o real e a ficção, além de aliar harmonicamente características tradicionais e experimentais na mesma obra. A análise levou à compreensão de que, ao dialogar diretamente com a questão do realismo na fotografia, Wall acaba rompendo com as fronteiras entre o real e a ficção de uma maneira anteriormente inimaginável.
Palavras-chave: Wall, Jeff
Fotografia artística
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Carolina Souza de. Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2109
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSAlmeida.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.