Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21110
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os sentidos da experimentação sensorial para a formação de terapeutas ocupacionais: apontamentos de uma graduação em terapia ocupacional
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Aline Macêdo Rocha
Advisor: Vaz, Lisete Ribeiro
Co-advisor: Malheiro, Camilla Figueiredo da Costa
Abstract: O trabalho desenvolvido propôs-se a descrever e considerar sobre o uso das experimentações sensoriais na disciplina de Laboratório de Terapia Ocupacional A, do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e como estas podem levar o aluno a refletir sobre sua formação em Terapia Ocupacional. Para chegar a este objetivo foi feito uma pesquisa documental englobando a história inicial da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro; a criação do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional até a disciplina de Laboratório de Terapia Ocupacional A, na qual ocorreram as experimentações sensoriais. Utilizaram-se como disparadores cinco sentidos do corpo humano, separados por sessões classificadas como: experimentação gustativa, experimentação tátil, experimentação olfativa, experimentação auditiva, e experimentação visual. Para cada aula, uma sessão de experimentação, onde os alunos foram levados a se perceberem, a conhecerem o seu próprio corpo, suas limitações e possibilidades, refletindo sobre singularidade, o outro, o ambiente ao seu redor e, desta forma, realizando proposições para uma futura prática clínica em Terapia Ocupacional.
Keywords: Afeto
Percepção
Terapia ocupacional
Affect
Perception
Occupational therapy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Production unit: Faculdade de Medicina
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMRodrigues .pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.