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dc.contributor.advisorXavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.authorRamadas, Taís Amorim-
dc.date.accessioned2023-07-31T19:39:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:20Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationRAMADAS, Taís Amorim. Feminismo, gênero e educação escolar: uma análise da produção científica no GT 23 da ANPEd. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21234-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.titleFeminismo, gênero e educação escolar: uma análise da produção científica no GT 23 da ANPEdpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee2Oliveira, Rita de Cássia-
dc.description.resumoEste estudo partindo do pressuposto que as pesquisas realizadas no campo educacional podem contribuir sobremaneira para que a escola possa refletir sobre suas concepções e práticas no tange às questões que envolvem e articulam o empoderamento feminino e as relações de gênero, buscou compreender quais são as principais tendências, ênfases e lacunas evidenciadas na produção científica sobre a temática feminismo e gênero na Educação Básica e em que medida essas pesquisas podem contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica feminista nas escolas. Como referencial teórico foram utilizados os estudos de Colling (2004), Schmidt, (2012); Praun (2011), Louro (1997) e Ivenicki (2019). Como metodologia foi escolhido o Estado da Arte, que foi realizado por meio de um levantamento e análise dos trabalhos publicados nos Anais das cinco últimas Reuniões Nacionais da ANPED (36ª à 40ª), tendo como foco da pesquisa, o GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação. O levantamento e análise de dados demonstrou que no banco de dados selecionado há um pequeno número de pesquisas que discutem e articulam feminismo, gênero e educação escolar básica, mas que ao mesmo tempo, os poucos trabalhos encontrados avançam nas discussões, pois possibilitam a reflexão sobre o currículo e as práticas pedagógicas, destacando a importância da inserção das questões de gênero na construção de uma escola mais multiculturalmente inclusiva que contribua para o empoderamento das mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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