Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21296
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Analisando a relação entre transporte marítimo, cadeias globais de valor e inovações tecnológicas: uma análise a partir de três estudos de caso
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Gracy Cristina Araujo
Advisor: Costa, Kaio Glauber Vital da
Abstract: O transporte marítimo é o principal meio para distribuir mercadorias entre os continentes abarcando 80% de todo o comércio internacional. Devido ao custo relativamente baixo, além de possibilitar a expansão das trocas entre diferentes nações, ele se desenha como um setor importante na sociedade atual globalizada. Em um contexto global, o setor marítimo é relevante por fazer a ligação entre diferentes setores de grandes empresas. Dessa forma, as transformações tecnológicas que ocorrem no setor são uma das principais formas de manter este competitivo, visando a redução de custos. Assim, dado a introdução da chamada Quarta Revolução Industrial com o blockchain, tecnologias IoT, impressora 3D, navios autônomos, as empresas buscam estratégias para a adoção dessas. Com isso, as maiores empresas do setor representam mais de metade de toda a quantidade, em TEU’s, de contêineres transportados por todo o mundo. Dessa forma, o setor se torna de grande importância para o funcionamento das Cadeias Globais de Valor visto que possibilita o intercâmbio de mercadorias entre os continentes de uma forma mais eficaz do que outros modais. O objetivo desse trabalho visa, apresentar a dinâmica do setor marítimo no âmbito das cadeias globais de valor e a importâncias das inovações tecnológicas no meio buscando entender como as maiores empresas de três países, Maersk da Dinamarca, MSC da Itália e Cosco da China por meio de estudos de casos, aplicam essas transformações para se manterem competitivas.
Keywords: Comércio internacional
Transporte marítimo
Inovações tecnológicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Gracy Cristina Araujo. Analisando a relação entre transporte marítimo, cadeias globais de valor e inovações tecnológicas: uma análise a partir de três estudos de caso. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCArGomes.pdf781.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.