Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21310
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O contexto do inglês como língua franca e o letramento crítico no ensino decolonial: análise de unidade realizada para livro didático |
Author(s)/Inventor(s): | Garcia, Julie Amon |
Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
Abstract: | Esta monografia propõe a elaboração de uma unidade pensada para um livro didático, com base na teoria do Letramento Crítico (LC), para o ensino decolonial do inglês como língua franca (ELF). Visando os estudos de Grosfoguel (2011), a unidade presente buscou apresentar um material que promovesse a formação crítica dos alunos por meio de discussões acerca do papel da literatura e da arte. Além disso, a unidade almejou propor atividades que engajassem os alunos como participantes ativos no processo de construção de sentido (JORDÃO, 2016), afastando-se do aprendizado mecânico. Para isso, o trabalho levou em consideração as mudanças no cenário do inglês como língua global (CRYSTAL, 2003) até chegar ao status de língua franca, deixando de lado a crença do inglês pertencente ao nativo (JENKINS, 2007). Nesse sentido, a unidade fundamenta-se também nos estudos de hooks (2013), sobre a pedagogia engajada, bem como Cervetti (2001) e Tilio (2017), para a compreensão do Letramento Crítico. O objetivo primordial do trabalho é auxiliar na construção de uma pedagogia que resulte na verdadeira transformação de pensamento, por meio de uma visão crítica e reflexiva do mundo. |
Keywords: | Língua inglesa Estudo e ensino Letramento crítico Livro didático |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JAGarcia.pdf | 4.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.