Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21339
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Raciocínio clínico na terapia ocupacional no campo da saúde mental: compreendendo sua construção a partir do método terapia ocupacional dinâmica - MTOD
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Marcia Gloria Ribeiro
Advisor: Mecca, Renata Caruso
Abstract: O raciocínio clínico em terapia ocupacional tem como pilar a narrativa, que se concentra nas particularidades dos casos, tanto na construção de contar histórias sobre os pacientes, como construir histórias de conquistas que venha possibilitar experiências significativas transformando a forma desses pacientes veem e vivem a vida.O Método da Terapia Ocupacional Dinâmica (MTOD) compreende que a construção ou ampliação do cotidiano na vida dos sujeitos-alvo da terapia ocupacional fortalecerá os espaços de saúde indo ao encontro de sua inserção social. Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira o Raciocínio Clínico na Terapia Ocupacional no Campo da Saúde Mental se organiza nos estudos de caso publicados por terapeutas que atuam tendo por base teórico-metodológica o Método Terapia Ocupacional Dinâmica. As buscas foram feitas nos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - UFSCar e Revista do Centro de Estudos em Terapia Ocupacional – CETO. Trata-se de um estudo qualitativo, de análise de conteúdo, realizado através de uma revisão da literatura, com caráter descritivo. Como resultado podemos observar que cada autor tendo como base o MTOD, teve seu modo próprio de trabalhar em diferentes tipos de raciocínio clínico descritos pelo MTOD. A exploração de suas potencialidades enquanto terapeutas ocupacionais, que se preocupam com o cuidado, a experiência da doença e com a saúde desses sujeitos e de que forma a doença repercute em sua vida e no seu cotidiano mostra que o processo de terapia ocupacional no MTOD através de suas técnicas de ensino e aprendizagem permite auxiliar o sujeito em sua busca pela inserção social.
Keywords: Raciocínio clínico
Terapia ocupacional
Saúde mental
Clinical reasoning
Occupational therapy
Mental health
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Production unit: Faculdade de Medicina
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GUIMARÃES, Marcia Gloria Ribeiro. Raciocínio clínico na terapia ocupacional no campo da saúde mental: compreendendo sua construção a partir do método terapia ocupacional dinâmica - MTOD. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGRGuimarães.pdf380.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.