Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2134
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O cinema alemão em diálogo com a tradição romântica
Autor(es)/Inventor(es): Batista, Juliana Vaz de F. M.
Orientador: Lins, Consuelo da Luz
Resumo: Estuda o cinema em seu diálogo com o Romantismo. A pesquisa foca-se no cinema alemão, especificamente em dois filmes de Friedrich Wilhelm Murnau e Werner Herzog, e parte da hipótese de que os dois cineastas apresentam, cada um a seu modo, heranças do movimento que marcou a arte alemã nos séculos XVIII e XIX. Num primeiro momento, a pesquisa aborda o Romantismo como uma tradição germânica e investiga no que consiste a visão de mundo romântica. Num segundo momento, o trabalho concentra-se no estudo de dois movimentos importantes na história do cinema alemão: o Expressionismo da década de 20 e o Novo Cinema Alemão, que floresceu na Alemanha Ocidental a partir dos anos 60. A partir deste estudo, são feitas as análises fílmicas de “Nosferatu” (1922), de F. W. Murnau, e “O enigma de Kaspar Hauser” (1974), de Werner Herzog, inserindo as duas obras dentro de uma tradição cultural alemã.
Palavras-chave: Cinema
Romantismo
Cultura
Alemanha
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VAZ, Juliana de F.M. O cinema alemão em diálogo com a tradição romântica. 2009. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2134
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBatista.pdf364,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.