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dc.contributor.advisorSantos, Enio José Serra dos-
dc.contributor.authorDomicioli, Márcia da Cruz Santana-
dc.date.accessioned2023-08-15T18:56:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:06Z-
dc.date.issued2023-01-10-
dc.identifier.citationDOMICIOLI, Márcia da Cruz Santana. Geografia e videoaulas: alternativa e possibilidade no ensino remoto emergencial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21389-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectVideoaulaspt_BR
dc.titleGeografia e videoaulas: alternativa e possibilidade no ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Graça Regina Franco da Silva-
dc.contributor.referee2Baroni, Patrícia Raquel-
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de investigação monográfica, requisito de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UFRJ. A partir de experiência como professora da educação básica em momento pandêmico iniciado no ano de 2020, devido ao vírus SARS CoV-2, emergiram algumas indagações sobre o ensino remoto através do uso das plataformas digitais. Tal estratégia possibilitou o uso e a publicação de videoaulas na internet de diversas disciplinas para acesso flexível ao público de diferentes faixas etárias. Diante de tal cenário, é possível argumentar que o uso das ferramentas tecnológicas no processo ensino e aprendizagem exige mais que o conhecimento técnico; é fundamental o olhar através do conhecimento pedagógico. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar que processos didáticos foram adotados em videoaulas para a veiculação de conteúdos de ensino de Geografia para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A escolha metodológica foi pela pesquisa exploratória através da coleta de dados em videoaulas de geografia disponibilizadas na plataforma YouTube para crianças de seis anos de idade. Como critério de análise, buscou-se identificar: o tipo de abordagem, metodologia e conteúdo educacionais que estavam sendo veiculados; quem os produzia; que perspectiva pedagógica era atribuída na disciplina de Geografia para o público infantil. Os resultados indicam que a produção de vídeos digitais promove o fácil acesso, o formalismo simples, a inserção dos alunos no mundo globalizado e pode ou não suscitar o desenvolvimento do pensamento crítico. No entanto, considera-se que as tecnologias podem ser meros veículos transmissores de informação ou então veículos que auxiliam na aprendizagem e no ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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