Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21400
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Cheer: as representações midiáticas de cheerleaders e a desconstrução de estereótipos |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Gabriel Arroniz Piqueira e |
Advisor: | Torquato, Chalini |
Abstract: | Esse trabalho busca acrescentar às pesquisas sobre o cheerleading, um esporte ainda pouco conhecido e estudado no Brasil, como forma de auxiliar na ampliação da atividade e na desmistificação da figura do cheerleader. O objetivo deste estudo é analisar através da mídia audiovisual como os estereótipos de gênero relacionados ao cheerleading destoam da realidade do esporte e como impactam a maneira que a atividade e seus atletas são encarados. Para servir de base, foi explorada a origem da prática e feita uma amostragem com séries fictícias para mostrar como costumam retratar cheerleaders. Foi feito então um estudo de caso da série documental Cheer (2020), onde é possível ver partes do cotidiano de um time universitário de cheerleading competitivo e depoimentos de seus atletas sobre esses estereótipos. |
Keywords: | Estereótipos Cheer Documentário |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 21-Jul-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Gabriel Arroniz Piqueira e. Cheer: as representações midiáticas de cheerleaders e a desconstrução de estereótipos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GSilva.pdf | 645.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.