Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21506
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desafios da assistência psicológica na fase de resposta ao desastre tecnológico em Brumadinho (Minas Gerais / Brasil)
Author(s)/Inventor(s): Afonso, Ariel Denise Pontes
Advisor: Pires, Pedro
Abstract: Introdução: a atuação do psicólogo nas situações de emergências e desastres precisa ser estrategicamente analisada nos campos acadêmico, profissional e social, uma vez que, na contemporaneidade, a frequência e magnitude de tais eventos vêm aumentando e exigindo novas e arrojadas formas de enfrentamento e de redução de riscos. Nessas situações, as intervenções psicológicas assumem papel crucial para suporte aos indivíduos, famílias e comunidades atingidas. Caso exemplar aconteceu no município de Brumadinho, quando da ocorrência do desastre tecnológico de rompimento da barragem de rejeitos de mineração da empresa Vale®, ocasião em que vários profissionais da Psicologia foram mobilizados. Com efeito, estudos e reflexões sobre os desafios enfrentados por esses profissionais são de suma importância para a construção de políticas e serviços públicos de proteção à saúde mental, prevenção de riscos e controle de danos. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivos: descrever como se deu a assistência psicológica desenvolvida junto aos cidadãos do município de Brumadinho, que foram atingidos pelo desastre tecnológico da empresa Vale®; analisar os desafios enfrentados por esses profissionais durante a fase de resposta deste desastre, no que diz respeito à assistência psicológica; e discutir a práxis da Psicologia para fins de gestão de riscos e de desastres. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com psicólogos que atuaram ativamente em Brumadinho. Para o tratamento de dados foi empregado a transcrição manual dos áudios, e o Iramuteq, para análise estatística do corpus textual. Resultados esperados: com o desenvolvimento do estudo espera-se compreender os desafios enfrentados e outros aspectos correlatos à assistência psicológica às pessoas atingidas pelo desastre em Brumadinho, para fins de melhor estruturar os planos de preparação e capacitação local e regional para respostas a desastres, ou seja, como responder melhor e reduzir riscos diante tais situações, como preceitua o Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres 2015-20130, do qual o Brasil é país signatário.
Keywords: Desastres
Saúde mental
Psicologia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Production unit: Instituto de Psicologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AFONSO, Ariel Denise Pontes. Desafios da assistência psicológica na fase de resposta ao desastre tecnológico em Brumadinho (Minas Gerais / Brasil). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAfonso.pdf571.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.