Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21529
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Estudo da extração seletiva e da estabilização de asfaltenos obtidos de petróleos pesados e extrapesados |
Author(s)/Inventor(s): | Fiorio, Paula Gonçalves Prestes |
Advisor: | Silva, Fernanda Barbosa da |
Co-advisor: | Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti |
Co-advisor: | Seidl, Peter Rudolf |
Abstract: | Os asfaltenos estão entre os constituintes da fração pesada do petróleo que mais vêm despertando interesse e atenção mundialmente. Apresentam forte tendência à associação, formando complexos ou agregados capazes de dificultar o escoamento do óleo ou precipitar em equipamentos de processamento de petróleo, ocasionando perda na produtividade e aumento dos custos operacionais. Um dos métodos mais eficazes para prevenir e remediar a precipitação desses compostos é o uso de inibidores de asfaltenos, devido à sua capacidade de impedir a agregação das moléculas de asfaltenos, estabilizando-as e solubilizando-as, evitando, assim, a sua precipitação. Neste trabalho, três tipos de asfaltenos, dois provenientes de resíduos de vácuo (A e B) e outro proveniente de um petróleo pesado brasileiro (C), foram extraídos, caracterizados e posteriormente submetidos a testes de inibição, utilizando-se três inibidores comerciais distintos. A extração foi realizada pelo método IP143 e pelo método alternativo EQ/NPx. O método EQ/NPX utilizando o solvente P1 foi mais eficiente na extração dos asfaltenos para as três amostras estudadas. A técnica de ressonância magnética nuclear de hidrogênio foi utilizada para caracterizar os asfaltenos obtidos. Verificou-se que nos asfaltenos A e B há maiores quantidades de Hβ, enquanto para C o maior percentual obtido foi de Hγ, o que caracteriza, respectivamente, asfaltenos com maiores ramificações ou presença de anéis naftênicos, e asfaltenos com grandes quantidades de hidrogênio de metilas terminais. Para os testes de inibição, três inibidores comerciais (IN-1, IN-2 e IN-3) foram testados a fim de se determinar o inibidor mais eficaz para os asfaltenos analisados. Foram realizados testes de condutividade e o inibidor IN-3 foi o que apresentou uma maior redução na condutividade para as três concentrações de inibidores estudadas. Esse resultado mostra que esse inibidor é o que apresentou um maior número de interações com as moléculas de asfaltenos analisadas e uma maior afinidade pelos asfaltenos da amostra C, mostrando-se o inibidor mais eficiente para inibir a precipitação desses asfaltenos. |
Keywords: | Engenharia do petróleo Asfalteno Tubulação |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA |
Production unit: | Escola de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | May-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PGFiorio_compressed.pdf | projeto final | 689.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.