Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21547
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aproximações ao debate sobre a educação laica no Brasil contemporâneo
Author(s)/Inventor(s): Santos, David da Silva
Advisor: Lima, Rita de Cassia Cavalcante
Abstract: Esta monografia tem como objetivo geral problematizar a educação laica no Brasil contemporâneo, com o recorte temporal a partir da promulgação da Constituição brasileira de 1988, que antecipa a mais atualizada versão da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394/1996. As questões norteadoras foram três, a saber: 1) O que é uma educação laica? 2) O Estado brasileiro se tornou laico? e 3) As Diretrizes de Bases da Educação brasileira orientam para uma educação laica? Como metodologia, algumas fontes bibliográficas foram estudadas para compreender o tipo de modernidade que se instituiu no Brasil e que se fez presente na relação Estado, religiões e educação. Essa contextualização ficou concentrada no capítulo 1, enquanto no seguinte, foram visitados os textos disponíveis em domínio público no Observatório da Laicidade na Educação – OLÉ, instância da Faculdade de Educação da UFF, cujos textos recuperam a defesa de uma educação pública laica, gratuita e de qualidade na contemporaneidade. Conquanto, também foram encontrados textos que indicam a complexidade de se tratar do sagrado, da história das religiões e de seus valores nos projetos políticos pedagógicos, indicando que o tema da liberdade religiosa na educação brasileira desperta o interesse de várias categorias de profissionais envolvidos e expectantes quando este assunto vem à tona.
Keywords: Serviço social
Religiosidade
Educação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, David da Silva. Aproximações ao debate sobre a educação laica no Brasil contemporâneo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSantos.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.