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http://hdl.handle.net/11422/21552
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Desenvolvimento de um jogo digital educacional para o ensino de pensamento computacional concorrente |
Author(s)/Inventor(s): | Nascimento, Pedro Vítor Marques |
Advisor: | Xexéo, Geraldo Bonorino |
Co-advisor: | Brito, Eduardo Freitas Mangeli de |
Abstract: | Este trabalho apresenta o processo de concepção e desenvolvimento do Mapa do Tesouro, um jogo eletrônico para o ensino de Pensamento Computacional Concorrente, um conceito derivado do Pensamento Paralelo, que por sua vez, seria um componente do Pensamento Computacional apresentado por Wing. O jogo desenvolvido tem como público alvo crianças de idade entre 4 e 10 anos. Os conceitos do PC Concorrente foram incorporados em processos do jogo, com a utilização da teoria da Retórica Procedimental. O jogo foi avaliado por trinta e nove crianças durante sua utilização em aulas de um curso extracurricular de Pensamento Computacional. |
Keywords: | game design retórica procedimental pensamento computacional jogos educacionais |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Production unit: | Instituto de Computação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Sep-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
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