Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21612
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A percepção das alunas do curso de terapia ocupacional da UFRJ sobre a influência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde na sua formação
Author(s)/Inventor(s): Carmo, Gabriela Pereira do
Advisor: Alonso, Carolina Maria do Carmo
Abstract: O Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde PET-SAÚDE é uma importante estratégia para modificar a formação dos profissionais de saúde e tem como uma de suas prioridades qualificar a Estrategia Saúde da Família. O estudo busca verificar a percepção das influências do PET-SAÚDE para a formação acadêmica das bolsistas do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ participantes do programa. Realizou -se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, usando entrevistas como procedimentos de coleta de dados. Após as entrevistas, quatro categorias foram elencadas. Os temas em questão são: O conhecimento sobre a rotina do serviço; O Aprofundamento teórico sobre os conceitos do SUS; O olhar para as desigualdades; e a Escassez do tema no curso de Terapia Ocupacional. As práticas envolvidas no âmbito da saúde proporcionada pelas trocas de conhecimentos entre as acadêmicas, os docentes e profissionais da saúde da atenção básica, foram de grande valia, permitindo uma abrangência maior de conhecimentos e de pesquisa, além da troca de vivência e o funcionamento dos serviços da rede de saúde.
Keywords: Educação em saúde
Sistema Único de Saúde
Atenção primária à saúde
Health education
Unified Health System
Primary health care
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Production unit: Faculdade de Medicina
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPCarmo.pdf352.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.