Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2163
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo e dramaticidade: a folhetinização dos fatos nos produtos jornalísticos
Autor(es)/Inventor(es): Peres, Louise da Costa
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: Estudar o fenômeno da “folhetinização da informação”, expressão do teórico francês Michel Gillet que define a incorporação de elementos do folhetim - surgido a partir da publicação seriada de ficção nos jornais populares franceses no século XIX - no processo de construção da notícia. Serão analisadas as características que fizeram do gênero folhetinesco uma nova variação de romance, responsável pela popularização da imprensa popular na França da época. Em seguida, será desenvolvido um estudo acerca do jornalismo popular, segmento cujo produto é historicamente marcado pela dramatização dos fatos e pela recorrência ao sensacionalismo. Buscaremos demonstrar como tais características, oriundas da narrativa folhetinesca, hoje estão presentes também na mídia de referência. Finalmente, analisaremos a “folhetinização da informação”, detectando na produção jornalística da atualidade elementos herdados do feuilleton francês.
Palavras-chave: Jornalismo
Narrativa
Análise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PERES, Louise da Costa. Jornalismo e dramaticidade: a folhetinização dos fatos nos produtos jornalísticos. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2163
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPERES.pdf573,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.