Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21671
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento e validação de metodologia espectrofotométrica no ultravioleta por calibração multivariada para determinação simultânea de delapril e indapamida em formulações farmacêuticas
Author(s)/Inventor(s): Leite, Regiane Maria Gonçalves de Amorim e Cerqueira
Advisor: Todeschini, Vítor
Co-advisor: Barth, Thiago
Abstract: A combinação entre o delapril (DEL), um inibidor da enzima conversora de angiotensina e a indapamida (IND), um diurético inibidor da reabsorção de sódio, produz um efeito anti-hipertensivo sinérgico, apresentando-se como uma importante alternativa farmacológica no tratamento e controle da hipertensão arterial. No presente estudo foi desenvolvido e validado um método analítico por espectrofotometria no ultravioleta (UV) para a determinação simultânea de DEL e IND em formulações farmacêuticas. Durante o desenvolvimento metolológico foi observada a sobreposição entre os espectros de absorção no UV dos fármacos, comprometendo a seletividade do método e inviabilizando a determinação simultânea dos mesmos através da espectrofotometria direta. Assim, a otimização voltou-se à aplicação de ferramentas que empregam cálculos matemáticos para análise multicomponente, especialmente a calibração multivariada. Uma vez selecionados o solvente e concentrações de trabalho mais adequados em relação às respostas analíticas, o método teve o seu desenho experimental delineado com o auxílio do software Minitab® 17.0. O ensaio foi aleatorizado, sendo analisadas 25 soluções contendo combinações das concentrações das substâncias químicas de referência de DEL em 0, 36, 60, 84 e 108 µg/mL e de IND em 0, 3, 5, 7 e 9 µg/mL. As leituras das absorbâncias foram realizadas nos comprimentos de onda de 222, 225, 228, 240, 243 e 246 nm, contemplando as regiões de melhor intensidade espectral para ambos os fármacos. O tratamento estatístico dos dados revelou-se satisfatório para a análise multicomponente, sendo os resultados mais adequados obtidos em 225 e 243 nm para DEL e IND, respectivamente. O método foi validado avaliando-se os parâmetros preconizados internacionalmente, tais como a especificidade, linearidade, limites de detecção e quantificação, precisão, exatidão e robustez. Dessa forma, o método proposto mostrou-se simples, de baixo custo, eficiente e confiável para análise quantitativa simultânea de DEL e IND em comprimidos, apresentando-se como uma alternativa aos métodos separativos e contribuindo para o aprimoramento do controle da qualidade de produtos farmacêuticos.
Keywords: Hipertensão
Espectrofotometria ultravioleta
Análise quantitativa
Calibração multivariada
Hypertension
Spectrophotometry, ultraviolet
Quantitative analysis
Multivariate calibration
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LEITE, Regiane Maria Goncalves de Amorim e Cerqueira. Desenvolvimento e validação de metodologia espectrofotométrica no ultravioleta por calibração multivariada para determinação simultânea de delapril e indapamida em formulações farmacêuticas. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2014.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMGACLeite.pdf417.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.