Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21690
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A captura de CO2 como uma alternativa para o ensino de química relacionada à educação ambiental |
Author(s)/Inventor(s): | Rossi, Thiago Marconcini |
Advisor: | Martinhon, Priscila Tamiasso |
Co-advisor: | Miranda, Jussara Lopes de |
Abstract: | A educação ambiental (EA) é o caminho para esclarecer que o meio ambiente é um conjunto de aspectos, sejam eles sociais, políticos, éticos, estéticos, econômicos e culturais. O ambiente em que vivemos é constantemente modificado pela humanidade, que causa desequilíbrios ambientais relevantes. Com a EA, é esperado que os indivíduos assumam atitudes e hábitos que ajudem manter um ambiente saudável e equilibrado. Neste sentido, o efeito estufa pode se destacar como um problema ambiental que tem se agravado com as ações antropogênicas. Dentre os gases estufa que são lançados na atmosfera, o CO2 se encontra em maior concentração. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa documental nos anais do ENEQ 2016, 2018 e 2020 sobre o tema EA, contextualizada com o tema efeito estufa e CO2. O resultado da pesquisa mostrou um pequeno número de trabalhos associando a EA ao efeito estufa e ao gás CO2. Além disso, foi realizada uma oficina chamada processo de absorção de CO2, cujo o objetivo foi demonstrar um experimento didático, possível de ser aplicado em sala de aula, que capturasse CO2 e simulasse uma coluna de absorção, tecnologia muito empregada nas indústrias que produzem gases de combustão. A avaliação dos alunos foi realizada mediante um questionário que utilizou a escala de Likert, que serviu para estimar a evolução do aprendizado. Um questionário inicial foi aplicado para saber os conhecimentos prévios dos alunos, e após a oficina o mesmo questionário foi aplicado e comparado com o inicial. Mediante a análise das respostas do questionário e o diálogo realizado durante a oficina, foi estimado que grande parte dos alunos conseguiu refletir criticamente a respeito do efeito estufa e suas consequências. Portanto, com a oficina foi possível estimular o senso crítico dos participantes sobre um sério problema ambiental, o efeito estufa, e como o CO2 de fonte antropogênica contribui para este, assim como pode ter sua emissão parcialmente controlada. |
Keywords: | Ensino de Química Dióxido de Carbono Educação Ambiental Paulo Freire |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 4-Aug-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thiago Marconcini Rossi.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.