Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21690
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A captura de CO2 como uma alternativa para o ensino de química relacionada à educação ambiental
Author(s)/Inventor(s): Rossi, Thiago Marconcini
Advisor: Martinhon, Priscila Tamiasso
Co-advisor: Miranda, Jussara Lopes de
Abstract: A educação ambiental (EA) é o caminho para esclarecer que o meio ambiente é um conjunto de aspectos, sejam eles sociais, políticos, éticos, estéticos, econômicos e culturais. O ambiente em que vivemos é constantemente modificado pela humanidade, que causa desequilíbrios ambientais relevantes. Com a EA, é esperado que os indivíduos assumam atitudes e hábitos que ajudem manter um ambiente saudável e equilibrado. Neste sentido, o efeito estufa pode se destacar como um problema ambiental que tem se agravado com as ações antropogênicas. Dentre os gases estufa que são lançados na atmosfera, o CO2 se encontra em maior concentração. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa documental nos anais do ENEQ 2016, 2018 e 2020 sobre o tema EA, contextualizada com o tema efeito estufa e CO2. O resultado da pesquisa mostrou um pequeno número de trabalhos associando a EA ao efeito estufa e ao gás CO2. Além disso, foi realizada uma oficina chamada processo de absorção de CO2, cujo o objetivo foi demonstrar um experimento didático, possível de ser aplicado em sala de aula, que capturasse CO2 e simulasse uma coluna de absorção, tecnologia muito empregada nas indústrias que produzem gases de combustão. A avaliação dos alunos foi realizada mediante um questionário que utilizou a escala de Likert, que serviu para estimar a evolução do aprendizado. Um questionário inicial foi aplicado para saber os conhecimentos prévios dos alunos, e após a oficina o mesmo questionário foi aplicado e comparado com o inicial. Mediante a análise das respostas do questionário e o diálogo realizado durante a oficina, foi estimado que grande parte dos alunos conseguiu refletir criticamente a respeito do efeito estufa e suas consequências. Portanto, com a oficina foi possível estimular o senso crítico dos participantes sobre um sério problema ambiental, o efeito estufa, e como o CO2 de fonte antropogênica contribui para este, assim como pode ter sua emissão parcialmente controlada.
Keywords: Ensino de Química
Dióxido de Carbono
Educação Ambiental
Paulo Freire
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Aug-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Marconcini Rossi.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.