Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21703
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Alocação de recursos em saúde no município de Macaé no período de 2014 à 2017: reflexões e desafios na perspectiva do Sistema Único de Saúde
Author(s)/Inventor(s): Alves, Natália Silos
Advisor: Godói, Isabella Piassi Dias
Co-advisor: Santos, Danielle Maria de Souza Serio dos
Abstract: Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) contempla uma série de ações para os distintos níveis de atenção em saúde no País. Neste contexto, destaca-se a importância das discussões e reflexões sobre o financiamento das ações em saúde, ainda com poucas publicações nesta temática. O presente artigo tem dentre seus objetivos demonstrar a alocação de recursos destinados para os diferentes Blocos de Financiamento da Saúde no município de Macaé no período de 2014 a 2017. Métodos: Realização de um estudo quantitativo descritivo, a partir da extração e tabulação de dados disponíveis do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), bem como de publicações dentre estas o Plano Plurianual (2014-2017) disponibilizado no Portal de Transparência da Prefeitura de Macaé. Resultados e discussões: A partir dos dados extraídos do SIOPS referente aos gastos para cada bloco de financiamento, verificou-se um total de R$174.860.780,20 destinados com a saúde em Macaé, sendo destes R$5.457.773,14 (3,12%) direcionados com a Assistência Farmacêutica e 40.467.476,96 (23,14%) com Atenção Básica para o período de 2014 a 2017. Os dados analisados demonstram que Macaé executou, em especial, nos anos de 2015 e 2016 recursos abaixo do previsto pelo Plano Plurianual 2014-2017, o que pode estar associado à crise do petróleo vivenciada neste período no município. Destaca-se que a partir da perda na arrecadação de impostos e um potencial comprometimento orçamentário, vivenciado por um município, muitos podem ser os impactos e desdobramentos como a inviabilidade da oferta de serviços em saúde, o que pode ser considerado como crítico e delicado uma vez que muitos indivíduos são SUS dependente. Conclusão: Ressalta-se a relevância da compreensão das reais demandas e o planejamento racional das necessidades em saúde pelos gestores locais, para que mesmo em momentos de crise orçamentária estes possam se organizar para melhor promover e ofertar os serviços considerados essenciais à sua população.
Keywords: Gestão em saúde
Financiamento da assistência à saúde
Orçamento público
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Macaé (RJ)
Health management
Healthcare financing
Public budget
Unified Health System (Brazil)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Aug-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES, Natália Silos. Alocação de recursos em saúde no município de Macaé no período de 2014 à 2017: reflexões e desafios na perspectiva do Sistema Único de Saúde. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSAlves_.pdf187.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.