Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2171
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O comércio intercontinental de especiarias na Indonésia no período pré-colonial e a presença das cias. de comércio durante os séc. XV e XVIII
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, Juliana Araújo da
Orientador: Kerstenetzy, Jaques
Resumo: A Indonésia nunca se enquadrou perfeitamente em rótulos, como: uma nação islâmica, autoritária, democrática, desenvolvida ou descentralizada. A República da Indonésia é uma criação do século XX, entretanto a história de sua nação é milenar. Através do comércio de especiarias a Indonésia trocou com o mundo muito mais do que mercadorias, mas também idéias, sultões, religião etc. Peça chave no comércio intra-asiatico desde a antiguidade e, mais tarde, do comércio intercontinental entre Ásia-Europa, o arquipélago foi fortemente influenciado por forças externas, incluindo a religião muçulmana e a colonização holandesa. O arquipélago desempenhou função importante dentro da economia do sudeste asiático, foi local de entreportos, paragem de embarcações comerciais, para se tornar produtor e fornecedor de mercadorias a partir do séc. XVI. O período de estudo compreende a era conhecida como auge comercial do sudeste asiático, entre os séculos XV e XVII, destacando neste sistema: suas rotas e mercadorias transacionadas e a importância da Indonésia nele; a chegada das cias. de comércio da Europa no arquipélago, a partir do séc. XVI – os Portugueses Ingleses e Holandeses, e a conseqüência desta interferência no sistema de comércio asiático; a consequente dominação militar do povo indonésio pelos portugueses e holandeses e a submissão da Indonésia insular pela companhia internacional de comercio holandesa (VOC), durante o século XVII e XVIII, até a falência desta companhia em 1799; dando espaço para a colonização da coroa Holandesa no local.
Palavras-chave: Crise econômica
Comércio exterior
Mercadoria
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2171
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACunha.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.