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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O BNDES e a implementação do estatuto da criança e do adolescente em municípios brasileiros: uma análise do programa de apoio a redes locais de atenção a criança e ao adolescente de 1999 a 2007
Autor(es)/Inventor(es): Ponte, Jully Nascimento
Orientador: Silva, Beatriz Azeredo da
Resumo: Verifica o efeito do Programa de Redes Locais de Atenção a Criança e ao Adolescente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ou Redes Sociais do BNDES), criado em 1997 com o intuito de contribuir na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos municípios brasileiros. Os relatos dos impactos nos municípios beneficiados por esta linha de financiamento são os instrumentos de análise, considerando as particularidades associadas a cada um dos respectivos projetos que participaram do Programa até 2007. Este trabalho procura descrever o papel do BNDES como mecanismo de política pública, a situação em que se inseriu o Programa e a inspiração legal de sua elaboração. Procura demonstrar ainda a viabilidade de articulação entre as mais variadas esferas da sociedade civil para a resolução de questões sociais e justificar a importância em se estabelecer estratégias de atuação em especial quando o foco é a criança e o adolescente. Para isso, indica a necessidade da existência dessa linha de apoio no BNDES, que colabora para o fortalecimento das políticas sociais que enfrentam a desigualdade e buscam integrar crianças, adolescentes e suas famílias em situação ou ameaça de risco social na comunidade em que elas vivem.
Palavras-chave: Política pública
Política social
Redes sociais
Pobreza
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Estatuto da Criança e do Adolescente
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2173
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