Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21747
Type: Livro
Title: Metodologias ativas no ensino remoto: uma autoetnografia
Author(s)/Inventor(s): Valentim, Igor Vinicius Lima
Moreira, Mariana Maia
Gonçalves, Suziane de Oliveira dos Santos
Abstract: É possível desafiar a educação tradicional e conservadora, centrada nos professores que tudo sabem e buscar a construção de aprendizagens baseadas na curiosidade, no interesse e no trabalho duro de estudantes e docentes no ensino universitário remoto durante uma pandemia? Essa pergunta nos motivou. Nosso objetivo com este livro é apresentar uma análise voltada ao que a experiência de ministrar uma nova disciplina, intitulada Subjetividade, Propósito e Inovação, de modo remoto, durante a pandemia, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem, para alunos de diferentes cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, produziu em nós, três pessoas diferentes, com histórias de vida diferentes - um professor da universidade, uma estudante de doutorado e uma estudante de mestrado, e em como isso se liga ao contexto de uma educação universitária hoje. Compartilhamos com os leitores o que inventamos, tentamos, sentimos, bem como nossas experimentações com métodos ativos em plena pandemia e utilizando-nos de meios remotos. Mergulhamos no novo, no incerto. Medos. Expectativas. Dúvidas. Alegrias. Esperanças. Tesão. Frustração. Brilho nos olhos. Buscamos construir este livro de maneira dialogada, a seis mãos. Preferimos o caminho mais difícil e trabalhoso de escrever coletiva e colaborativamente uma obra no qual nossas diferentes vozes, estilos, sensibilidades e subjetividades estão postas em diálogo. Uma autoetnografia coletiva e colaborativa.
Abstract: Is it possible to challenge traditional and conservative education, centered on teachers who know everything and seek to build learning based on curiosity, interest and hard work of students and teachers in remote university teaching during a pandemic? This question motivated us. Our objective with this book is to present an analysis focused on the experience of teaching a new subject, entitled Subjectivity, Purpose and Innovation, remotely, during the pandemic, using active teaching-learning methodologies, for students from different undergraduate courses. from a Brazilian public university, produced in us, three different people, with different life stories - a university professor, a doctoral student and a master's student, and how this connects to the context of a university education today. We share with readers what we invented, tried, felt, as well as our experiments with active methods in the middle of the pandemic and using remote means. We dive into the new, the uncertain. Fears. Expectations. Doubts. Joys. Hopes. Lust. Frustration. Brightness in the eyes. We sought to construct this book in a dialogued manner, with six hands. We prefer the more difficult and laborious path of collectively and collaboratively writing a work in which our different voices, styles, sensibilities and subjectivities are put into dialogue. A collective and collaborative autoethnography.
Keywords: Educação superior
Universidades e faculdades
Práticas pedagógicas
Práticas educacionais
Sociologia da educação
Ensino remoto
Métodos ativos
Education, Higher
Universities and colleges
Pedagogical practice
Educational practice
Sociology of education
Remote teaching
Active learning methods
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Production unit: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Publisher: Compassos Coletivos
Issue Date: 2021
DOI: 10.5281/zenodo.8157271
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISBN: 9786599133947
Citation: VALENTIM, Igor Vinicius Lima Valentim; MOREIRA, Mariana Maia; GONÇALVES, Suziane de Oliveira dos Santos. Metodologias ativas no ensino remoto: uma autoetnografia. Rio de Janeiro: Compassos Coletivos, 2021.
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.