Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2183
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As relações entre a economia dos custos de transação e as diretrizes da norma ISO 26000 de responsabilidade social: um estudo de caso da Fibria Celulose S.A.
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Igor Souza da
Orientador: Vinha, Valeria Gonçalves da
Resumo: Identifica as possíveis relações existentes entre a eliminação ou minimização dos custos de transação através da implementação de práticas de responsabilidade social por parte das organizações. Para isso, a pesquisa tem por base teórica a Economia dos Custos de Transação, tema central de uma nova corrente da teoria econômica de natureza institucionalista (a Nova Economia Institucional – NEI), e as diretrizes provenientes da Norma internacional de Responsabilidade Social, a ISO 26000. A partir da revisão da literatura da Economia dos Custos de Transação e uma análise detalhada do documento resultante da Norma ISO 26000, apresentamos alguns exemplos e chegamos a conclusões sobre a interação entre os dois assuntos. Além disso, utilizamos como case a empresa Fibria Celulose S.A. no qual, através de uma análise de seu Relatório de Sustentabilidade 2010, buscamos apresentar como a estratégia de sustentabilidade aliada às práticas de Responsabilidade Social realizadas pela companhia contribui para a minimização dos custos de transação incorridos por ela. Os resultados obtidos pelo estudo de caso demonstraram ser um reforço em nossa defesa nesta pesquisa pois foi possível apresentar, através de um exemplo concreto, as possibilidades de convergência entre os dois assuntos que moldam todo o nosso trabalho.
Palavras-chave: Responsabilidade social
Sustentabilidade
Crise financeira
Teoria econômica
Custos de capital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2183
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISRocha.pdf836,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.