Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21830
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Por uma abordagem de classes de palavras nos livros didáticos: uma análise qualitativa com críticas e propostas
Author(s)/Inventor(s): Silva, Gabriele Gonçalves da
Advisor: Gonçalves, Carlos Alexandre Victorio
Co-advisor: Vivas, Vitor de Moura
Abstract: Este trabalho versa sobre da abordagem das classes de palavras nos livros didáticos, com o intuito de mapear se as classes “substantivo”, “adjetivo”, “verbo” e “advérbio” são definidas a partir dos critérios semântico, formal e sintático de classificação, como apontado por Pinilla (2007). Além disso, busca verificar se os capítulos que tratam dessas classes contemplam os três eixos de ensino de português propostos por Vieira (2018): gramática, texto e variação linguística. Para tanto, foram utilizados quatro livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), elaborados para o segundo ano do Ensino Médio, e, a partir de uma análise crítica e qualitativa, observa-se que alguns apresentaram misturas de critérios, bem como ausência deles, definições puramente baseadas nas gramáticas tradicionais, omissão de eixos de ensino, entre outros aspectos. Uma vez findada a análise e registrados os resultados, desenvolveu-se uma proposta de atividade que foi aplicada em uma turma de terceiro período (segundo ano) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Tal atividade foi fundamentada nos estudos feitos e, por isso, pode servir como uma proposta-modelo da abordagem didática de classes de palavras.
Keywords: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Morfologia
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGSilva.pdf335.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.