Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21859
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Plastificante DEHP (Di-etilhexil Ftalat) como desregulador endócrino do metabolismo materno durante período da lactação
Author(s)/Inventor(s): Santos, Anne Raissa Melo
Advisor: Oliveira, Ana Paula Santos da Silva de
Abstract: O DEHP (di-etilhexil ftalato) é um ftalato, da classe dos plastificante e se encontra aderido a diversos produtos do dia-a-dia, como em brinquedos, embalagens de alimentos, materiais como policloreto de vinila (PVC), dentre outros. Por não se ligar covalentemente ao material aderido, pode se desprender facilmente do meio, contaminando-o, sendo considerado um desregulador endócrino. A exposição ao ftalato pode ocorrer por inalação, por absorção dermal, via oral e recentemente tem-se sugerido sua passagem pelo leite materno. A lactação surge como um período de susceptibilidade, uma vez que consiste em grande demanda energética e com modificações fisiológicas maternas para adaptação ao momento de amamentação. Dessa forma, o objetivo do trabalho consiste em investigar efeitos da exposição ao DEHP sobre o metabolismo e a homeostase glicêmica durante o período da lactação em ratas lactantes Wistar fêmeas. A metodologia dividiu as mães lactantes (n=9) em três grupos (3 ninhadas/grupo com 6 filhotes machos cada): i) grupo controle - mães, com exposição ao DEHP pelo método de gavagem oral, com veículo (óleo de sésamo); ii) grupo baixa dose - mães expostas com 100 mg/kg/dia de DEHP e iii) grupo de alta dose - mães expostas com 500 mg/kg/dia de DEHP. No final do tratamento, as mães e metade da prole (n=27) PN21 (Pós nascimento dia 21) foram eutanasiados para análises. Nas mães, a glicemia se mostrou aumentada no grupo 500 mg/Kg/dia e 100 mg/Kg/dia (+38,1% e +31,7%). Os níveis de colesterol também se mostraram aumentados em 156,8% no grupo 500 mg/Kg/dia. Em relação aos filhotes, houve menor ganho de massa corporal (-15,4%) e menor peso relativo do TAB (Tecido adiposo branco) (-37,3%) nos grupos das mães 500 mg/Kg/dia. Sugere-se, por sua vez, interferência do DEHP na produção do leite materno, o que possivelmente diminuiria a disponibilidade nutricional e energética para a prole e poderia justificar o comprometimento do DEHP no desenvolvimento dos filhotes. Portanto, o DEHP pode estar interferindo na homeostase glicêmica e lipídica das ratas no período lactacional, além de comprometer o desenvolvimento saudável da prole.
Keywords: Contaminante ambiental
Leite materno
Período de susceptibilidade
Programação metabólica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DE ORGAOS E SISTEMAS
Production unit: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Anne Raissa Melo. Plastificante DEHP (Di-etilhexil Ftalat) como desregulador endócrino do metabolismo materno durante período da lactação. 2023. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Biotecnologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.