Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21876
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Hormônios efervescentes da adolescência-adulta diante de “Uns braços”: aspectos teológico-doutrinários do pecado nesse conto de Machado de Assis |
Author(s)/Inventor(s): | Nunes, Maurício Barbosa |
Advisor: | Faria, Maria Lucia Guimarães de |
Abstract: | A presente monografia tem como objetivo tratar de questões de análise comparativa que envolvem a literatura brasileira machadiana e as diversas situações que são vividas ao redor do que se entende por pecado. A trajetória de vida que tive desde a infância, cercada por religiosidade, bem pode ter sido um bom combustível para que isso fosse posto na forma deste trabalho; algo que ficou incubado até ser aflorado nos bancos da UFRJ. Numa saborosa mistura de literaturas teológicas e seculares, pude perceber que, nas entrelinhas do que o célebre Machado de Assis escreve, há uma dose sutil de sentimentos pecaminosos. Nesse viés, tomei como ponto basilar o conto “Uns braços”. Uma boa e marcante linha divisória entre o escritor e o narrador da trama conduz grande parte deste trabalho; para não dizer dele todo. Nele enfatizo como o processo narrativo induz o pensamento dos leitores a imaginarem e até apoiarem atos que, sem a sagacidade desse estilo apimentado de narração, ficariam somente na leitura superficial do texto. |
Keywords: | Literatura brasileira Literatura comparada Pecado Religiosidade |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MBNunes.pdf | 307.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.