Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2190
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A sala de recursos multifuncionais e seu papel na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Layla do Carmo Cruz dos
Orientador: Santos, Mônica Pereira dos
Resumo: Analisa as políticas públicas relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e verificar como esta inclusão está ocorrendo no cotidiano escolar. Com foco nos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que representam um grande desafio para as escolas, para a elaboração deste trabalho foi necessário realizar um levantamento e estudo das leis que garantem Atendimento Educacional Especializado a alunos com TEA e realizar observações em campo em uma sala de recursos multifuncionais, que é o ambiente em que este atendimento pedagógico especializado se consolida. Esta pesquisa tem por objetivo investigar de que forma a sala de recursos multifuncionais auxilia no processo de inclusão dos alunos, traçando um paralelo entre legislação (leis que regulamentam o AEE) e prática (como que está sendo realizado o AEE na rotina diária), partindo de minhas observações e limitando-me neste trabalho apenas aos alunos que possuem o Transtorno do Espectro Autista, público que vem aumentando na rede pública municipal do Rio de Janeiro e que é maioria entre os alunos público alvo do AEE na escola pesquisada. É desta forma que se almeja compreender como o Atendimento Educacional Especializado pode ser importante na educação inclusiva e perceber se este, da forma atualmente posta, pode garantir um suporte satisfatório à aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Com o resultado deste trabalho foi possível verificar que há garantias de direitos ao acesso e aprendizagem nas legislações, mas ainda são necessários outros subsídios para que as leis possam ser cumpridas na prática escolar.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Autismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Layla do Carmo Cruz dos. A sala de recursos multifuncionais e seu papel na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2017. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2190
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCCSantos.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.