Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2195
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O acesso à tecnologia da informação em empresas de pequeno porte no Brasil: sobrevivência e competitividade
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Luciana Borges de Abreu
Advisor: Vinha, Valeria Gonçalves da
Abstract: A necessidade de um atendimento eficaz à demanda por tecnologia da informação pelo setor produtivo, principalmente por empresas de pequeno porte, tem sido alvo de constantes análises, uma vez que, a ausência do acesso à informação têm se mostrado uma das principais causas de mortalidade das empresas deste segmento. Diante deste cenário, o objetivo da monografia será o de enfatizar a relevância da disponibilização de informações no processo de capacitação e inovação tecnológica das empresas de pequeno porte, tendo em vista a crescente importância deste segmento para o desenvolvimento da economia. Com o processo de globalização dos mercados e a velocidade dos avanços tecnológicos, a busca por informação tornou-se alvo comum de toda a sociedade, criando um novo conceito de sociedade da informação, onde ter informação ou ao menos ter garantido o acesso a ela, passa a ser um diferencial. Dentro do novo contexto empresarial criado pela globalização, a tecnologia de informação fornece possibilidades de permanente atualização e integração do negócio, visto que potencializa os processos de tratamento, disseminação e transferência de informações. No entanto, essa tecnologia tão importante parece ainda não ter alcançado plenamente as pequenas empresas que, no geral, não possuem sistemas informatizados. Esta distância entre os graus de aderência à tecnologia da informação mostra a necessidade de políticas públicas e iniciativas privadas para promover a inclusão digital e ajudar pequenas e microempresas a se digitalizarem, a modernizarem seus processos e aumentarem a produtividade e competitividade de suas operações. Ao longo da monografia será demonstrado que a competitividade inerente ao mercado globalizado e a crescente aplicação da informática em todos os setores da sociedade moderna fazem da tecnologia da informação uma ferramenta indispensável para uma administração eficiente, necessária a sobrevivência das empresas, especialmente empresas de menor porte.
Keywords: Tecnologia da informação
Inovação tecnológica
Globalização
Pequenas e médias empresas
Sociedade da informação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBACarvalho.pdf630.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.