Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21961
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo dos efeitos da queda do preço do brent nos indicadores econômico-financeiros de empresas de perfuração offshore
Author(s)/Inventor(s): Calvano, Gabriel Vieira Martins
Advisor: Moraes, Marcus Vinicius Melo
Abstract: Após anos em alta, a crise no preço do petróleo levou as empresas petrolíferas a reduzirem suas despesas de capital, cortando substancialmente o investimento em novos projetos de exploração e produção. Dessa forma, a demanda por sondas de perfuração offshore teve acentuada queda, repercutindo nas empresas do setor. O presente trabalho teve o objetivo geral de analisar o impacto da queda do preço do brent ocorrida a partir de 2014 no desempenho econômico-financeiro das maiores empresas de perfuração offshore do mundo, apresentando o comportamento e evolução dos indicadores econômico-financeiros selecionados no período de2014 até 2018. Adicionalmente, teve os objetivos específicos de apresentar uma caracterização do mercado de offshore drilling e estabelecer relação entre os indicadores e as variações do preço do petróleo. Em relação ao tipo de pesquisa, o estudo é classificado como descritivo quanto aos fins e documental e ex post facto quanto aos meios de investigação. As empresas foram selecionadas de acordo com o ranking das maiores frotas de offshore drilling em 2018 da Bassoe Offshore, uma empresa de inteligência de mercado especializada na indústria. As entidades foram selecionadas de acordo com os seguintes critérios: (a) empresas de capital aberto; (b) o principal objetivo das operações comerciais está no mercado de perfuração offshore e (c) disponibilidade de dados durante todo o período da amostra. As organizações selecionadas foram, por ordem de tamanho da frota: Ensco, Transocean, Noble e Diamond Offshore. Os índices de endividamento, rentabilidade e liquidez foram os principais instrumentos da Análise Econômico-financeira. Os indicadores foram calculados e interpretados tendo como base as demonstrações contábeis das empresas, que foram obtidas em seus sites institucionais. Com a análise dos dados, foi possível constatar que as empresas apresentaram índices de liquidez satisfatórios ao longo do período analisado. Além disso, a maior parte de suas dívidas esteve alocada no longo prazo durante os anos da amostra. Adicionalmente, verificou-se através da participação do capital de terceiros sobre Patrimônio Líquido que o financiamento do ativo foi feito majoritariamente com recursos próprios, apesar da forte influência do capital de terceiros no indicador. Observou-se também que a deterioração da lucratividade das empresas analisadas acompanhou a crise no preço do brent.
Keywords: Análise financeira
Análise financeira
Preços
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CALVANO, Gabriel Vieira Martins. Um estudo dos efeitos da queda do preço do brent nos indicadores econômico-financeiros de empresas de perfuração offshore. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GVMCalvano.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Ciências Contábeis686.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.