Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2226
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A opinião na crítica teatral: um recorte sobre Décio de Almeida Prado e Yan Michalski
Autor(es)/Inventor(es): Leal, Carolina de Souza
Orientador: Gadelha, Carmem
Resumo: Observa características e posicionamentos da crítica teatral moderna, a partir de um recorte no trabalho de Décio de Almeida Prado, que atuou no jornal O Estado de São Paulo e Yan Michalski, no Jornal do Brasil. A investigação pretende mostrar o que era essa atividade durante o período considerado o auge da crítica teatral brasileira e as relações desses críticos com as tensões da arte na época. Para isso, analisa-se o trabalho iniciado por Almeida Prado, que influenciou toda um geração de críticos, junto ao trabalho de Yan Michalski, que parte do modelo de crítica moderna já consolidada e vai além do espetáculo, realizando uma cobertura mais ampla dos assuntos que cercavam o meio teatral na época. Com isso, deseja-se historicizar um período da crítica e reconhecer nesses exemplos as limitações e possibilidades do trabalho do crítico em imprensa não-especializada, apontando caminhos para a cobertura de teatro na mídia impressa.
Palavras-chave: Décio de Almeida Prado
Yan Michalski
Crítica teatral
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEAL, Carolina de Souza. A opinião na crítica teatral: um recorte sobre Décio de Almeida Prado e Yan Michalski. 2009. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2226
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEAL.pdf369,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.