Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22289
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relação entre a integração de ferramentas de comunicação e solidez de posicionamento ESG: um estudo de caso do Grupo Boticário
Author(s)/Inventor(s): Silveira, Thayssane Rocha
Advisor: Capone, Letícia Varela
Co-advisor: Rett, Lucimara
Abstract: O trabalho objetiva a compreensão de como se dá a contribuição da integração de diferentes ferramentas do composto de Comunicação Corporativa na construção de um sólido posicionamento ESG. Para exemplificar o papel da integração de algumas atividades-chave em prol do sucesso em fazer uma empresa ser reconhecida pelas suas práticas sustentáveis, o estudo aborda o caso do Grupo Boticário, companhia brasileira de grande porte, referência no setor da beleza, reconhecida pela sustentabilidade e com ótima reputação proveniente da boa comunicação do posicionamento. O trabalho se fundamenta na literatura do campo que aborda Comunicação Institucional, discussões sobre imagem e Relações Públicas. A estratégia metodológica que o norteia envolve uma análise da Comunicação Institucional no site da empresa, redes sociais e imprensa e entrevista com a diretora de Relações Públicas que atende a marca. O sucesso da adesão de uma empresa à agenda ESG envolve diretamente práticas estratégicas de comunicação. Por essa razão, e com o aumento do interesse pela pauta no país, o trabalho identifica táticas de Comunicação Integrada que fazem da atuação sustentável do Grupo Boticário um case de sucesso. Dessa forma, este trabalho pode ter como função a orientação de diferentes personagens do mercado: empresas, comunicadores, assessorias de comunicação, executivos e outros.
Keywords: Comunicação integrada
Grupo Boticário
Publicidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVEIRA, Thayssane Rocha. A relação entre a integração de ferramentas de comunicação e solidez de posicionamento ESG: um estudo de caso do Grupo Boticário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSilveira.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.