Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2229
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Memória, mídia e história: o percurso de uma tensão da modernidade ao mundo contemporâneo
Autor(es)/Inventor(es): Baroni, Liliana Vital
Orientador: Tucherman, Ieda
Resumo: Análise das continuidades e descontinuidades entre as experiências moderna e contemporânea de memória. A relação entre memória e história se constitui como um dos focos de atenção e tensão na modernidade. Na contemporaneidade, entra em cena um novo ator: a mídia e sua articulação no processo atual de memorização e esquecimento. A fricção entre lembrar e esquecer perpassa a construção cultural e histórica das narrativas pessoais e coletivas, na articulação entre passado e futuro na experiência presente. Os tempos modernos romperam os laços que atavam a experiência à tradição, tornando urgente a reflexão sobre o “presente” e abrindo um novo e múltiplo campo de futuros possíveis. No mundo contemporâneo, a vivência da imediaticidade, dos hiperestímulos, da fragmentação e fluidez nas relações sociais, políticas e econômicas e a articulação da memória com o imaginário tecnológico produzem novas formas de experiência, de expectativas de futuro e de construção dos discursos sobre as trajetórias individuais e coletivas. As questões que emergem da relação entre lembrar/esquecer ocupam um lugar significativo na sociedade informacional, transformando-se sob a pressão das novas tecnologias de comunicação, das políticas midiáticas e do consumismo em um mundo em contínua transformação.
Palavras-chave: Mídia
Memória social
Modernidade
Contemporaneidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARONI, Liliana Vital. Memória, mídia e história: o percurso de uma tensão da modernidade ao mundo contemporâneo: 2009. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2229
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBARONI.pdf191,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.