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dc.contributor.advisorGarcia, Joana Angélica Barbosa-
dc.contributor.authorMello, Iva Marta da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-10T17:14:39Z-
dc.date.available2024-01-16T03:00:13Z-
dc.date.issued2022-01-01-
dc.identifier.citationMELLO, Iva Marta da Silva. Evasão escolar no contexto da pandemia de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22300-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEvasão escolar no contexto da pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho de conclusão de curso (TCC) é discutir questões relativas à evasão escolar em tempos de pandemia de COVID-19 e o papel do tripé família – Estado – escola, três instituições que tem seus deveres e direitos definidos e/ou destituídos neste contexto. No Brasil, a pandemia evidenciou e agravou diversos problemas, principalmente de ordem econômica e social. Este TCC destaca a educação e chama atenção para um já conhecido e grave problema: a evasão escolar. Vários são os fatores apontados como causadores deste processo e todos direta ou indiretamente envolvem a família, o Estado e a escola. O estudo em questão inclui 57 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de escolas públicas e privadas do bairro de Ramos do município do Rio de Janeiro que frequentam aulas de reforço escolar da Organização Não Governamental (ONG) Associação Jesus de Nazaré (AJN) . As questões norteadoras desta abordagem foram: perfil sócio familiar dos usuários e familiares dos matriculados na instituição para reforço escolar e curso de informática; adaptação do ensino remoto na pandemia de COVID-19; desafios para a intervenção profissional Assistente Social; articulações entre territórios: distância e violência; contribuições do reforço escolar. Espera-se que os dados do presente estudo contribuam como subsídio para ações voltadas ao enfrentamento da evasão escolar, buscando trazer mais pontuações sobre a realidade das escolas na cidade do Rio de Janeiro em um período atípico e desafiador, evidenciando assim a importância de um trabalho capaz de atrair as políticas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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