Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonteiro, Mário Feijó Borges-
dc.contributor.authorLuz, Clara Chiappetta-
dc.date.accessioned2024-01-11T18:22:44Z-
dc.date.available2024-01-16T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationLUZ, Clara Chiappetta. Influência do TikTok e das Fanfics no sistema de classificação de livros de ficção. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22315-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subjectFan fictionpt_BR
dc.titleInfluência do TikTok e das Fanfics no sistema de classificação de livros de ficçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Dias, Ana Crelia Penha-
dc.contributor.referee1Sousa, Paulo César Castro de-
dc.contributor.referee2Frederico, Aline-
dc.description.resumoCom o crescimento da internet e dos algoritmos, tem se provado cada vez mais urgente e difícil organizar e classificar as inúmeras informações online de forma prática. Dessa forma, os leitores, que desempenham também o papel de produtores de conteúdo nas redes sociais, têm encontrado formas inovadoras de classificar livros. Essa pesquisa busca entender de que forma os sistemas de classificação têm sido organizados, qual seria a influência das Fanfics e do TikTok nesse processo, e como isso poderia ser útil para o mercado editorial. Para tanto dialogamos com uma extensa revisão bibliográfica, analisamos o sistema de tagging do site de fanfics Archive of Our Own e desenvolvemos uma pesquisa observacional sobre recomendações de livros no TikTok. Concluiu-se que, ainda que o uso de classificações mais tradicionais não seja dispensável ou substituível, novas nomenclaturas são, sim, emergentes não só no TikTok, como também em outras instâncias do mercado tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLuz.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.