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http://hdl.handle.net/11422/22325
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A formação do leitor a partir da literatura brasileira decolonial: expressões identitárias e a emancipação do corpo negro feminino através da leitura dos contos "Luamanda" e "O cooper de Cida" de Conceição Evaristo |
Author(s)/Inventor(s): | Netto, Karen Sant'Anna Dias |
Advisor: | Dias, Ana Crelia Penha |
Abstract: | Esta pesquisa apresenta como tema central a formação do leitor pautada na literatura brasileira decolonial. O corpus de análise envolve dois contos publicados na obra Olhos d’água (2014) de Conceição Evaristo. O objetivo geral refletir a importância de uma literatura negra na educação para identificação cultural dos estudantes a partir da análise de personagens negras femininas centrais das narrativas em estudo. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A análise das referências bibliográficas reunidas nesta pesquisa nos leva a inferir como a mulher negra se encontra à margem da sociedade e como isso implica na sua autovalorização. Atrelado as questões que fazem parte do cotidiano dos alunos leva a maior identificação e aproveitamento literário. As narrativas de Evaristo nos indicam possibilidades de construção de identidades e narrativas de resistência. Com esses dados, se percebe a importância de romper com o cânone literário brasileiro para identidades dos jovens na educação brasileira. |
Keywords: | Literatura brasileira Decolonialidade Mulheres na literatura Mulheres negras |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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