Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22363
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A escrita terapêutica na construção de competências linguísticas e socioemocionais: uma proposta pedagógica |
Author(s)/Inventor(s): | Gomes, Arielli Costa |
Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
Co-advisor: | Coachman, Erika de Freitas |
Abstract: | A dissertação aborda a interseção entre competências linguísticas e socioemocionais, e os efeitos benéficos da escrita terapêutica em relação a ambas competências, visando o desenvolvimento integral dos alunos da educação básica. Fundamentada em teorias de Michael White e David Epston (1993), James W. Pennebaker (1997), Ira Progoff (1977) e outros, é discorrido acerca da escrita terapêutica, como o próprio nome indicada, explorada como técnica com fins terapêuticos, combinando psicologia narrativa e práticas linguísticas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Com ênfase na importância da escrita para o desenvolvimento linguístico e socioemocional utiliza-se como arcabouço teórico Lev Vygotsky (2008), Paulo Freire (2005), Mikhail Bakhtin (1976) e Sigmund Freud (2010). A figura do professor como mediador neste processo de escrita é baseado em Vygotsky (1978), enfatizando ainda, a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo humano. Tangente a isto, é discorrido, acerca da BNCC (2017), documento crucial para integrar competências linguísticas e socioemocionais ao currículo escolar. A metodologia quantitativa proposta é embasada em Karl Pearson (1892), buscando aplicar métodos qualitativos para analisar os efeitos da escrita terapêutica e da linguística no desenvolvimento socioemocional dos alunos, visando, assim, contribuir para uma compreensão mais profunda desta relação. |
Keywords: | Linguística Mediação pedagógica Base nacional comum curricular (BNCC) |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACGomes.pdf | 263.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.