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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Consciência morfológica e alfabetização: uma relação entre morfologia distribuída e escrita
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Ana Carolina Baptista Daemon
Advisor: Pederneira, Isabella Lopes
Abstract: Esse trabalho concentra-se na análise da consciência morfológica de alunos dos 1º, 2º e 4º anos do ensino fundamental de uma escola privada de Niterói, com o intuito de mapear a relação entre a consciência morfológica e a escrita dos estudantes. Os dados utilizados no teste morfológico foram palavras verbalizadas em -(iz)ar, contrastando com verbos terminados em -ar cuja raiz continha um -s-, como o par organizar X analisar. As mesmas palavras foram utilizadas em todas as séries, para que fosse possível compreender e analisar em qual momento os níveis de chance foram diminuindo, pois, desta maneira, podemos identificar o quanto a escolarização pode interferir na consciência morfológica e, portanto, participar do processo de escrita dos estudantes. Para isso, os dados foram coletados através da aplicação de ditado, em que os alunos não poderiam consultar a professora, colegas ou material didático para a escrita daquelas palavras, tendo como dados de pesquisa verbos que terminam em -ar, tais como avisar, improvisar, paralisar, precisar; verbos terminados com o verbalizador -(iz)ar, tais como globalizar, banalizar, nominalizar, organizar. Desse modo, nos dados da pesquisa, é possível perceber, ancorando-se nos pressupostos da teoria da Morfologia distribuída, que a consciência morfológica é imprescindível para a escrita eficaz em palavras que possuem itens de vocabulário com o mesmo som, mas como significados diferentes, pois, ainda que haja nos resultados de todas as séries o nível de chance, conforme a escolaridade avança, a consciência morfológica aumenta e os níveis de chance passam a diminuir. Isto pode nos indicar que o processo de escolarização auxilia no processo de consciência morfológica e a sua relação com a escrita. Deste modo, também podemos pressupor que uma teoria linguística que tenha como centralidade a sintaxe interna às palavras pode ser de grande validade na Educação Básica.
Keywords: Língua portuguesa
Morfologia (Linguística)
Morfologia distribuída
Alfabetização
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

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