Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, William Soares dos-
dc.contributor.authorBarros, Marcela Viviane-
dc.date.accessioned2024-01-23T23:52:33Z-
dc.date.available2024-01-25T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22408-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMontessori, Maria 1870-1952pt_BR
dc.subjectMétodo Montessoript_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleMétodo Montessori: uma abordagem educativa inovadorapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6192261516741890pt_BR
dc.description.resumoO campo da educação está em constante evolução com novas formas e meios de proporcionar às crianças experiências de aprendizagem inovadoras. Um método que amplamente conhecido é o método Montessori, que foi desenvolvido no início do século XX pela famosa educadora italiana Maria Montessori. A presente autora desempenhou um papel de forte influência na educação e o seu método continua a ser uma abordagem popular e eficaz para o ensino de crianças. Maria deixou um legado duradouro e seu trabalho continua a inspirar educadores em todo o mundo, despertou reflexões sobre os conteúdos abordados em sala de aula e a contextualização com a prática do (a) professor (a) no âmbito escolar. Aumentou-se assim o interesse em pesquisar acerca dessa temática, diante disso, o objetivo geral do presente estudo foi analisar a entrevista “SALA DE AULA - MONTESSORI”. Foi definido como objetivo específico compreender a aplicação do método montessoriano em ambiente escolar a partir da referida entrevista. A pesquisa teve caráter teórico com revisão de literatura e análise das informações coletadas nessa entrevista a partir da Análise de Conteúdo da Bardin (1977), através das três etapas que são definidas pela autora: A pré – análise; a exploração do material e o tratamento dos dados. Através da análise foi possível compreender o motivo de Maria Montessori e o seu método ainda serem considerados inovadores na área da educação. O método prioriza um ambiente que respeita e valoriza as necessidades individuais de cada ser, permitindo assim que eles sigam seu próprio ritmo de aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Italiano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVBarros.pdf192.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.