Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22483
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Mulheres negras na Gestão Pública: uma análise da representatividade na docência e na administração superior da UFRJ |
Author(s)/Inventor(s): | Souza, Michele de Sant' Anna de |
Advisor: | Reis, Paulo Ricardo da Costa |
Abstract: | A presente pesquisa analisou a posição de vulnerabilidade e representatividade da mulher negra, com enfoque destas na Gestão Pública, mais especificamente na Docência e nos cargos da Administração Superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir dos dados do Censo da Educação Superior na UFRJ dos anos 2021, 2011 e 2009 (primeiro ano em que os microdados foram disponibilizados), somados a dados estatísticos complementares, e partindo do conceito que defende a importância da interseccionalidade no fazer das análises das relações e posições sociais, esta pesquisa propôs uma discussão sobre o corpo profissional, sendo possível averiguar que marcadores sociais são determinantes na hierarquização da pirâmide de acesso à educação e à posições de privilégio, e que isso está claramente espelhado na docência e Gestão da UFRJ, sendo os marcadores gênero raciais as associações significativas que se apresentam como determinante, onde atuam na docência da UFRJ majoritariamente homens brancos. |
Keywords: | Mulheres negras Gestão Pública Interseccionalidade Raça Gênero |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
Production unit: | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 20-Dec-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSSouza.pdf | 756.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.