Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2252
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Painel das unidades de conservação no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Cavalcanti, Camila da Costa
Orientador: Cruz, Carla Bernadete Madureira
Coorientador: Almeida, Paula Maria Moura de
Resumo: A cidade do Rio de Janeiro se desenvolveu ocupando diversas áreas como brejos e mangues, que posteriormente foram aterradas para comportar o crescimento urbano e se adequar aos valores necessários para uma capital. No século XIX a cidade passava por falta de abastecimento de água devido às grandes destruições das áreas de Mata Atlântica existentes no período, com isso foram criadas as primeiras unidades de proteção ambiental e áreas de reflorestamento com objetivo de proteger essas encostas que continham nascentes de água que abasteciam a cidade. Muitas políticas ambientais foram sendo introduzidas no município com o passar da história. Uma delas foi a Lei 9.985/00 que define o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) que propõe a união das Unidades de Conservação (UC) de âmbito federal, estadual e municipal, e têm como papel principal dar subsídios para o planejamento, criação e manejo de forma integrada as UCs. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar quantitativa e qualitativamente a espacialização das UCs de diferentes esferas governamentais no município do Rio de Janeiro, utilizando como base para a análise dados federais, estaduais e municipais sobre as unidades de conservação presentes no limite do município do Rio de Janeiro, além de dados complementares de outras fontes bibliográficas.
Palavras-chave: Unidade de conservação
Manejo
Rio de Janeiro (RJ)
Geoprocessamento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAVALCANTI, Camila da Costa. Painel das unidades de conservação no município do Rio de Janeiro. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2252
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CamilaCavalcanti.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.