Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22528
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise de falha por kinking em mangueira termoplástica espiralada de alma rígida através da metodologia A3 em um cliente do agronegócio
Author(s)/Inventor(s): Manhães, Dara Simões
Advisor: Cardoso, Marcelo Costa
Abstract: O setor agro tem se destacado em termos de crescimento significantemente no Brasil e, por consequência, a demanda de fabricação de implementos agrícolas que necessitam de mangueiras termoplásticas na sua composição. Como o agro tem papel na redução da insegurança alimentar ao redor do globo, é fundamental que a sua fonte de suprimentos atenda às suas necessidades e esteja sempre em processo de melhoria contínua. Esta pesquisa visa analisar e identificar a causa raiz do problema de kinking em mangueiras de TPU com espiral de PVC rígido aplicadas no setor agro e propor ações que impeçam a reincidência dessa falha. O procedimento metodológico deste trabalho pode ser conceituado como bibliográfico, experimental e pesquisa-ação. Durante a aplicação da metodologia, foram utilizadas ferramentas do Lean Manufacturing para estruturar o problema e levar à causa raiz e, durante a utilização foram feitas análises laboratoriais e em produção e, posteriormente, testes de protótipos. Através dos resultados obtidos com o uso integrado das ferramentas foi possível alcançar o objetivo do estudo. A umidade do TPU durante o processo de fabricação das mangueiras foi identificada como causa direta da falha por kinking nas mangueiras. A causa raiz não pode ser concluída devido a limitação da pesquisa. Contudo, através do plano de ação todas as possíveis causas derradeiras foram tratadas para evitar a recorrência dessa falha.
Keywords: Análise de falha de equipamento
Mangueiras termoplásticas
Elastômero termoplástico de poliuretano
Umidade
Lean Manufacturing
Equipment failure analysis
Thermoplastic hoses
Thermoplastic polyurethane elastomer
Moisture
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: MANHÃES, Dara Simões. Análise de falha por kinking em mangueira termoplástica espiralada de alma rígida através da metodologia A3 em um cliente do agronegócio. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSManhaes.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.