Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22595
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O ensino de gêneros textuais nos anos finais do ensino fundamental: uso de material didático digital |
Author(s)/Inventor(s): | Albuquerque, Natália Cordeiro de |
Advisor: | Considera, Anabelle Loivos |
Abstract: | O estudo e a avaliação de livros didáticos sempre foi um tema muito debatido dentro do mundo acadêmico. Entretanto, atualmente, estamos vivendo uma revolução sobre o uso de material didático dentro das salas de aula, especialmente pós-pandemia do COVID-19, quando foi adotado um regime virtual que não para de se expandir rapidamente. Este trabalho tem como intenção analisar se o material didático digital é um bom aliado dos professores e alunos, no ensino de produção textual, no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, busca entender se as plataformas robotizam o ensino dos alunos ou se usam o avanço da tecnologia para desencadear a real vontade de aprender, e se, mesmo em uma tela, conseguem estimular a leitura e produção de texto. Para analisar essas questões, iremos ter como base as teses de Angela Kleiman, Annie Rouxel, Paulo Freire e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
Keywords: | Produção textual Livro didático Plataforma digital |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NCAlbuquerque.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.