Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22595
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ensino de gêneros textuais nos anos finais do ensino fundamental: uso de material didático digital
Author(s)/Inventor(s): Albuquerque, Natália Cordeiro de
Advisor: Considera, Anabelle Loivos
Abstract: O estudo e a avaliação de livros didáticos sempre foi um tema muito debatido dentro do mundo acadêmico. Entretanto, atualmente, estamos vivendo uma revolução sobre o uso de material didático dentro das salas de aula, especialmente pós-pandemia do COVID-19, quando foi adotado um regime virtual que não para de se expandir rapidamente. Este trabalho tem como intenção analisar se o material didático digital é um bom aliado dos professores e alunos, no ensino de produção textual, no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, busca entender se as plataformas robotizam o ensino dos alunos ou se usam o avanço da tecnologia para desencadear a real vontade de aprender, e se, mesmo em uma tela, conseguem estimular a leitura e produção de texto. Para analisar essas questões, iremos ter como base as teses de Angela Kleiman, Annie Rouxel, Paulo Freire e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Keywords: Produção textual
Livro didático
Plataforma digital
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NCAlbuquerque.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.