Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2272
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uma análise comparativa da incidência da inovação organizacional nas atividades inovadoras das empresas de serviços e manufaturas no Brasil (2006 – 2008)
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Guilherme Carani Barbosa
Orientador: Rovere, Renata Lèbre La
Resumo: O crescimento exponencial apresentado pelos serviços nas últimas décadas, em particular na economia brasileira, estimulou o surgimento de várias pesquisas na área, em especial sobre as atividades inovativas deste setor. Este trabalho tem por finalidade analisar de que forma a inovação no âmbito organizacional é tratada no setor de serviços em comparação com o setor manufatureiro das empresas inovadoras brasileiras. Para tal foi utilizada uma análise utilizando os dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica do IBGE para o período de 2006 a 2008 cuja metodologia empregada foi retirada de um trabalho de Tether (2004) sobre a Community Innovation Survey – 2002, que utiliza os parâmetros estabelecidos pelo Manual de Oslo, assim como a pesquisa brasileira. Os resultados alcançados validam a hipótese de que as empresas de serviços são mais propensas a adotar inovações organizacionais que o setor industrial.
Palavras-chave: Economia brasileira
IBGE
Inovação tecnológica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2272
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCBMoreira.pdf724,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.