Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22726
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | What is knowledge anyway?: O desenvolvimento de um trabalho avaliativo no curso de Inglês para Leitura do CLAC-UFRJ como proposta de instrumento de questionamento da colonialidade do ser e do saber na academia. |
Author(s)/Inventor(s): | Nunes, Letícia Freitas |
Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
Abstract: | O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) vem sendo repensado na contemporaneidade por vertentes críticas (BENESCH, 2009; 2013) que reconhecem a necessidade de se responder à multiculturalidade e à multissemiotização de discursos nos espaços acadêmicos contemporâneos, resultado da utilização do inglês como língua franca (MAURANEM, 2016) na aquisição, circulação e validação do conhecimento científico (HYLAND; SHAW, 2016). Este estudo compreende uma proposta de trabalho com o ensino de IFA a partir do Letramento Sociointeracional Crítico (LSC) (TILIO, 2015, 2017), uma pedagogia que visa ao desenvolvimento de capacidades de (multi)letramentos permeado pela adoção de uma prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004; 2006). Apresentarei uma análise de natureza documental de uma tarefa avaliativa implementada no âmbito de um curso de inglês para fins acadêmicos, o Inglês para Leitura II do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essa tarefa integra um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (SAMPAIO; MARTINS, 2019, 2020; TLIO; SAMPAIO; MARTINS, 2021) intitulado What is Knowledge Anyway?, que tenciona explorar a marginalização de determinadas epistemes pela academia contemporânea, marcada por sua histórica colonialidade (BERNARDINO-COSTA et. al, 2023). Com o intuito de analisar de que maneira(s) as atividades propostas podem (ou não) fortalecer a produção de narrativas contra-hegemônicas, investigarei a seleção de enunciados concretos (BAKHTIN, 1952/3 [2016]) e os comandos das atividades do material, além de respostas das/dos estudantes à atividade proposta ao final da tarefa. Minha análise será embasada pela proposta pedagógica do LSC e conduzida à luz dos fundamentos da vertente crítica do IFA (BENESCH, 2009, 2013); do conceito de prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004, 2006); e de princípios do projeto acadêmico-político da decolonialidade (BERNARDINO-COSTA et al., 2023). A partir de uma análise de potencialidades e lacunas do material, estas sobretudo relacionadas a discussões sobre identidades e autoria, tenciono contribuir para a elaboração de projetos de educação no âmbito do ensino de IFA comprometidos com agendas políticas enfocadas nos direitos e demandas das/dos estudantes do Sul global e nos usos que estas/es podem fazer do inglês para articular e advogar por seus próprios interesses. |
Keywords: | Ensino de língua estrangeira Inglês como língua franca Língua inglesa Estudo e ensino Decolonialidade |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFNunes.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.